quinta-feira, 24 de maio de 2012

Tutorial de como fazer uma Placa de Circuito Impresso Caseira.

De início você deve ter em mãos o lay-out da placa que pode ser desenhado utilizando vários softwares específicos, entre eles os mais utilizados são o P-cad (que eu uso), o Proteus e o Orcad. Você deve imprimir esse lay-out em uma impressora a lazer, deve imprimir com a resolução no máximo para que fique com o minimo de falhas, pode ser impresso em vários tipos de papel desde o papel comum até o fotográfico ou em transparencias para impressora lazer, eu particularmente uso papel "fino"( de pipa).


Em seguida você deve ter em mãos as ferramentas e materiais utilizados, você pode comprar um kit que qualquer loja de eletrônica vende, nesse kit você terá os materiais que vai precisar, que são, cortador de placa, uma caneta de transparência, muito útil para corrigir manualmente as falhas de impressão, o percloreto de ferro, que é o ácido que se usa para corroer o cobre da placa, um perfurador de placa, e uma placa de fenolite virgem.




Em seguida de posse do seu lay-out impresso você deve dar um tratamento na placa de fenolite virgem, corte ela no tamanho do desenho com o cortador de placas e limpe com bombril até que o cobre fique brilhando e sem nenhuma marca, evite por os dedos para não engordurar a placa.


Junte o desenho na placa e passe a ferro por alguns minutos até que o tonner do papel derreta completamente.





Depois ponha imediatamente de molho na água, até que o papel amoleça e possa ser facilmente retirado sem danificar o tonner que está na placa.





Depois de retirado completamente o papel, deve-se procurar por falhas na transferência e corrigir com a caneta de transparência que acompanha o kit. Ponha a placa de molho na solução de percloreto de ferro para correr o cobre que está sem o tonner.






Aguarde até que a placa dissolva completamente o cobre sem tonner, algumas ações que podem acelerar o processo são, aquecer um pouco a solução e agitar a placa dentro da solução. Cuidado, a solução de percloreto não deve entrar em contato com outros metais, portanto, não ponha a solução em vasilhames de metal e tenha cuidado para não respingar na sua roupa, pois a manchará. Depois de completamente corroída a placa, lave com água e passe um bombril para tirar o tonner da placa, seque a placa e passe o bombril (seco dessa vez) novamente até deixar o cobre da placa brilhando e sem sujeira, para evitar a oxidação da placa passe uma camada de verniz automotivo ou solução de breu em álcool, deixe secar e então proceda com a perfuração das "ilhas", onde serão encaixados os terminais dos componentes para a soldagem.




E enfim, está pronta a placa.








Nenhum comentário:

Postar um comentário