segunda-feira, 11 de junho de 2012

Circuito Detector de Vazamento de Gás















Temos aqui um circuito detector de vazamento de gás, ele detecta o vazamento e alerta o ususário com indicações audio-visuais.
O circuito opera com uma bateria de 9v. Um diodo zener ZD1 é usado para converter 9v em 5v para alimentar o módulo sensor de gás.





Diagrama esquemático do detector de gás.




O circuito detector de vazamento usa um módulo sensor de gás SEN-1327 da empresa RhydoLABZ. Ele sinaliza quando a concentração de gás excede um certo limite. Um preset no módulo é usado para acertar o limite. A interface com o módulo é feita através de 4 pinos utilizando padrão SIP.

Os detalhes dos pinos estão mostrados na figura a seguir. No módulo sensor de gás é usado um MQ-6, que é o sensor de gás. Ele pode ser usado para detectar gases combustíveis, principalmente metano.

SEN 1327, detalhes da pinagem e fotografia.

Quando a concentração de gás em uma área chega a 1000ppm (partes por milhão), o pino OUT do módulo indica sinal alto, esse sinal é lançado em um CI 555, que está em uma formação de multivibrador astável, que vai basicamente funcionar como um gerador de tons. O pino de saída 3 do CI 555 está ligado ao Led 1 e ao transistor SL100, que é o controlador do auto-falante, através dos resistores R4 e R5, que funcionam como limitadores de corrente. O led então pisca enquanto soa o alarme, para avisar do vazamento de gás. O ton do alarme pode ser mudado variando VR1. Recomenda-se usar um dissipador no SL100.

2 comentários: