quinta-feira, 14 de junho de 2012

Circuito Repelente de Cães


O circuito repelente de cães e gatos que estou deixando a seguir, se trata de um transmissor ultra-sônico de saída de alta freqüência cuja intenção é atuar como repelente de cães e gatos, mas pode ser usado para repelir outros animais. Não é aconselhável a ser usado como defesa contra cães agressivos, mas pode ajudar a distraí-los ou encoraja-los a ir embora.

Este repelente ultra-sônico usa o CI1, que é um CI 555 padrão, para gerar uma onda quadrada de 40KHz através de um circuito RC. Esta freqüência é inaudível para seres humanos, mas é reconhecida por ser uma freqüência muito irritante para cães e gatos.




Diagrama esquemático



Uma vez que a corrente máxima que um temporizador 555 pode fornecer é de 200mA, então um estágio amplificador foi necessário, uma ponte H foi incrementada, formada por 4 transistores TR1 ao TR4. Um segundo timer 555 o CI2, forma um amplificador de buffer que alimenta uma das entradas da ponte H com uma forma de onda invertida a que o CI1 alimenta a entrada oposta da ponte H.
Isto significa que a condução ocorre através dos pares complementares de TR1/TR4 e TR2/TR3 em marcas e espaços alternados, efetivamente dobrando a tensão através do transdutor ultra-sônico LS1. Isto é otimizado para gerar uma saída alta, em frequencias ultra-sônicas.
 O repelente é ativado usando um botão comum (switch S1), para controlar o consumo de corrente, mas outras formas de ativação podem ser usadas usando para automatizar o acionamento. Este circuito pode ser usado por exemplo, para impedir que cães ou gatos destruam seus jardins ou canteiros de flores, ou que entrem dentro de casa.


E então, gostou da matéria? Deixe um comentário.
Inscreva-se no nosso feed, curta nossa página no facebook e siga-nos no twitter para ficar sabendo das novidades.


3 comentários:

  1. Bom circuito! qual transdutor vc recomenda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Encontrei esse no mercado livre mas só vende o par, transmissor e receptor, no caso do projeto só usará o transmissor. Segue o link :
      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-446967171-transdutor-ultrassnico-para-montagens-sensores-_JM

      Excluir
  2. Pode ser um Piezzo em vez de um transdutor? Como eu sei que está funcionando?

    ResponderExcluir