sábado, 30 de junho de 2012

Voltímetro Digital com 3 Dígitos


Este circuito é um multímetro digital microcontrolado usando um PIC 16F676, que vai ler o sinal analógico e mostrar o valor em 3 dígitos com 3 displays de 7 segmentos. Podendo ser usado também para medir a corrente DC com um resistor de shunt em paralelo, não descrito aqui.




Como sabemos, a maioria dos microcontroladores PIC tem 8bit/10bit no módulo conversor analógico-digital. Neste circuito teremos o PIC 16F676, que possui ADC 10 bits e 8 canais, mas só usaremos 1 aqui, para medir. Os outros pinos serão definidos como entradas e saídas digitais (digital I/O).


Diagrama esquemático

No esquemático, a tensão de entrada passa pelo divisor de tensão ( R1 e R2), VR1 em paralelo com R2 é usado para ajustar a escala máxima de tensão do display. A tensão depois do divisor irá se conectar ao AN3(RA4), que está como entrada analógica.
RA0, RA1 e RA2 estão como saídas digitais, para ligar e desligar os dígitos na rotina de escaneamento do display. RA3 não foi usado, RC0 até RC5 e RA5 foram usados para controlar os displays de 7 segmentos.

Medindo a tensão


 Placa de frente



Placa por baixo




 Usando em uma fonte






Neste projeto foi usado para programar o CCS C compiler. A rotina principal continua lendo a tensão de entrada no RA3 e converte para o código de 7 segmentos , enquanto o TIMER 1 ajusta o timer para interromper a cada 5 ms para escanear todos os dígitos em uma freqüência de 66Hz. Ao converter o valor digital para a rotina devemos dimensionar o valor com a escala máxima mostrada neste projeto que é de 30v, então a tensão de entrada será dimensionada em 30v. 

Código fonte : Download.


E então, gostou da postagem? Deixe um comentario.

 Inscreva-se também na nossa página do facebook, em nosso feed ou siga-nos no twitter, para ficar sabendo das novidades.

9 comentários:

  1. amigo pode me esclarecer uma duvida?.. montei o circuito porem, aparece os mesmo numero nos 3 displays..sabe me dizer oq fiz de errado/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você já verificou a placa e não encontrou nenhum curto ou erro na montagem, então o problema deve estar no microcontrolador, ele pode estar queimado ou com algum erro na gravação.

      Excluir
  2. VLW pela resposta amigo... ja descobri o problema eu estava ligando os displays em paralelo!

    grato novamente pela atenção e pela postagem

    ResponderExcluir
  3. cara eu analisei o data desse pic, e o esquema seu... Notei que tem um erro na liguacao do do VSS e do VDD no pic.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Analisei isso tbm....se eu seguir o datasheet do PIC, vai funcionar ok?

      Excluir
  4. boa noite,no arquivo que vcs disponibilizaram para download nao tinha a lista de materiais,tem como vcs enviar no meu email luizcontliani@ymail.com

    ResponderExcluir
  5. boa noite,no arquivo que vcs disponibilizaram para download nao tinha a lista de materiais,tem como vcs enviar no meu email darlan.amancio@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Olá amigo ótimo projeto gostaria de montar um para minha fonte você enviaria o desenho da placa (layout) para meu e-mail? Obrigado. E-mail: led-tenorio@bol.com.br

    ResponderExcluir
  7. amigo porque o pino 2 do pic não funciona (G) DO DISPLAY

    ResponderExcluir