sexta-feira, 25 de maio de 2012

Fonte Simétrica Regulável

 Esta fonte simétrica regulável com proteção anti-curto e uma estabilização muito boa. Circuito dividido em dois, no lado positivo foi usado um LM317, que é um regulador de tensão ajustável e suporta uma corrente de até 1A, o potenciometro P1 regula a tensão de acordo com a carga. Utilizamos o transistor Q2 para obtermos corrente mais elevada na saida por volta de 3A.
  No lado negativo utilizamos o LM337, que também é um regulador de tensão ajustável que opera com polaridade invertida.
 A ponte de diodos pode ser feita com diodos 1N5404. Os transistores e CIs devem usar dissipadores.










Fonte com ajuste 1.5 a 30v


Alguém que se interesse por eletrônica, tem que mexer com isso pelo menos uma vez, não só pela utilidade, pois de fato irá precisar de fontes o tempo todo para seus experimentos, mas para quem está começando o valor da experiência e conhecimento prático que fabricar a própria fonte lhe trará, desde as pesquisas que terá que fazer para conhecer as diversas partes da fonte, até solucionar os problemas que virão a aparecer, e quem conhece eletrônica sabe que eles aparecem.

 Então deixo aí mais um projetinho de fonte.




Fonte de Várias Tensões



Mais um projeto simples, uma fonte com saída de multiplas tensões, é uma circuito básico, com um transformador de 12V/3A, uma ponte de diodos, podem usar o 1N4007, alguns capacitores eletrolíticos de filtro, o led tem a função de indicar se a fonte está ligada.
 Um fato que deve ser observado é que cada saída tem uma corrente máxima de 1A, como o transformador é de 3A, use no máximo 3 saídas com a corrente máxima.



quinta-feira, 24 de maio de 2012

Tutorial de como fazer uma Placa de Circuito Impresso Caseira.

De início você deve ter em mãos o lay-out da placa que pode ser desenhado utilizando vários softwares específicos, entre eles os mais utilizados são o P-cad (que eu uso), o Proteus e o Orcad. Você deve imprimir esse lay-out em uma impressora a lazer, deve imprimir com a resolução no máximo para que fique com o minimo de falhas, pode ser impresso em vários tipos de papel desde o papel comum até o fotográfico ou em transparencias para impressora lazer, eu particularmente uso papel "fino"( de pipa).


Em seguida você deve ter em mãos as ferramentas e materiais utilizados, você pode comprar um kit que qualquer loja de eletrônica vende, nesse kit você terá os materiais que vai precisar, que são, cortador de placa, uma caneta de transparência, muito útil para corrigir manualmente as falhas de impressão, o percloreto de ferro, que é o ácido que se usa para corroer o cobre da placa, um perfurador de placa, e uma placa de fenolite virgem.




Em seguida de posse do seu lay-out impresso você deve dar um tratamento na placa de fenolite virgem, corte ela no tamanho do desenho com o cortador de placas e limpe com bombril até que o cobre fique brilhando e sem nenhuma marca, evite por os dedos para não engordurar a placa.


Junte o desenho na placa e passe a ferro por alguns minutos até que o tonner do papel derreta completamente.





Depois ponha imediatamente de molho na água, até que o papel amoleça e possa ser facilmente retirado sem danificar o tonner que está na placa.





Depois de retirado completamente o papel, deve-se procurar por falhas na transferência e corrigir com a caneta de transparência que acompanha o kit. Ponha a placa de molho na solução de percloreto de ferro para correr o cobre que está sem o tonner.






Aguarde até que a placa dissolva completamente o cobre sem tonner, algumas ações que podem acelerar o processo são, aquecer um pouco a solução e agitar a placa dentro da solução. Cuidado, a solução de percloreto não deve entrar em contato com outros metais, portanto, não ponha a solução em vasilhames de metal e tenha cuidado para não respingar na sua roupa, pois a manchará. Depois de completamente corroída a placa, lave com água e passe um bombril para tirar o tonner da placa, seque a placa e passe o bombril (seco dessa vez) novamente até deixar o cobre da placa brilhando e sem sujeira, para evitar a oxidação da placa passe uma camada de verniz automotivo ou solução de breu em álcool, deixe secar e então proceda com a perfuração das "ilhas", onde serão encaixados os terminais dos componentes para a soldagem.




E enfim, está pronta a placa.








Tutorial P-CAD

E para quem começa a aprender eletrônica, provavelmente vai aprender a projetar também, e um excelente software para fazer o desenho esquemático e o PCB do seu projeto é P-CAD, na versão atual é a 2006. Ele é na minha opinião o melhor software para desenhar o PCB, ficando a placa com um aspecto profissional, vou deixando aqui então um pequeno tutorial para quem está com dificuldade em começar a usar esse software.

Parte 1 SCH
http://www.mediafire.com/?4cgr90yd7sq51q4

Parte 2 PCB
http://www.mediafire.com/?5845sqm48qsid83

Apostila Eletrônica Digital

Mais algumas apostilas também obtidas no site do Prof: Kobori , agora sobre eletrônica digital, que foi a base para todo sistema eletrônico lógico que se tem.

Eletrônica Digital 1
http://www.mediafire.com/?07xm05wdeh8bcg4

Eletrônica Digital 2
http://www.mediafire.com/?y638yeovorj638f

Apostila de Eletrônica Básica

Mais algumas apostilas, de eletrônica básica, feitas pelo Prof: Kobori, no site dele encontramos uma quantidade maior de apostilas se for do interesse dêem uma visitada aqui.

Links do mediafire:

Eletrônica Básica 1
http://www.mediafire.com/?e6h10z1i2d86dck

Eletrônica Básica 2
http://www.mediafire.com/?7mgt7foqefz6typ

Eletrônica Básica 3
http://www.mediafire.com/?uak617vapmckeu1

Apostila de Eletricidade Básica

Pra quem quer começar os estudos em eletrônica, não pense que é só prática, tem que conhecer teoria também, para isso segue um link com uma apostila sobre eletricidade básica.

http://www.mediafire.com/view/?47jhua4zp14ipr9