sábado, 2 de junho de 2012

Amplificador de Áudio.
















Um circuito amplificador de áudio, feito com TDA2822.

Apostilas Sobre Transistores

Em uma das postagens anteriores deixei algum material sobre diodos e transistores, este que estou deixando agora dá uma ênfase maior em transistores.

Link para a apostila 1
Link para a apostila 2
Link para a apostila 3
Apostila sobre FET

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Apostilas sobre Capacitores

Resumindo a função desse componente, poderiamos dizer ele armazena e distribui cargas, a sua idéia deve-se a acidental descoberta da "Garrafa de Leiden" por Pieter van Musschenbroek na cidade de Leyden, Holanda em 1746.
Hoje depois do resistor é o componente mais usado na eletrônica.

Link para a apostila 1
Link para a apostila 2

Apostila de Resistores e Capacitores

Resistores e capacitores os dois mais básicos componentes utlizados na eletrônica.

Link para a apostila.

Apostila Sobre Diodos e Transistores

Algum material interessante sobre diodos e transistores, O diodo é um componente que permite que a corrente passe em um sentido com mais facilidade do que no outro. O diodo mais comum é o semicondutor, porém, existem outros. O transistor é um componente também semicondutor, suas utilizações principais são como chaveador e amplificador, popularizou-se na década de 60, sendo um dos principais responsáveis por toda a revolução eletrônica que existe hoje. Deixo aqui algumas apostilas sobre o assunto.

Link para a apostila 1
Link para a apostila 2
Link para a apostila 3

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Tutorial Sobre Orcad


O Orcad é um software desenvolvido pela Cadence Design Systems, é usado na criação e simulação de circuitos, podendo montar o diagrama esquemático e simular no próprio software, e desenhar o PCB ("Printed Circuit Board" ou "Placa de Circuito Impresso" em português). 



Deixo aqui algumas apostilas e tutoriais para ajudar quem está aprendendo usar esse software.

Link para o tutorial 1
Link para o tutorial 2
Link para o tutorial 3
Link para o tutorial 4
Link para o tutorial 5

Apostilas de Lógica e Algoritmos Estruturados.















A algoritmo é a organização adequada da linguagem, ele diz a ordem e os passos que o programa deve seguir, por isso, se está aprendendo a programar vale a pena estudar um pouco de algoritmo. Deixo aqui algumas apostilas, inclusive com exercícios.

Link 1
Link 2
Link 3
Link 4
Link 5

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Curso de Linguagem C














Linguagem C, é uma linguagem de programação compilada, criada em 1972, por Dennis Ritchie, no AT&T Bell Labs, é a linguagem de programação mais popular, existem poucas arquiteturas para as quais não existem compiladores para C, segue algumas apostilas para começar a aprender.

Link 1
Link 2
Link 3

terça-feira, 29 de maio de 2012

Tutorial Sobre o Software Proteus

O Proteus é um dos softwares mais utilizados na área da eletrônica, ele é um programa para desenho de diagramas esquemáticos e PCB de circuitos, os diferenciais que tornam este software atrativo são, a possibilidade de testar o circuito no próprio programa e a possibilidade de testar a programação de um microcontrolador PIC virtualmente no circuito montado, enfim, o importante é que você teste cada programa para descobrir o que mais se adapta, deixo aqui então alguns tutoriais para ajudar nos primeiros passos.

Link para o tutorial 1
Link para o tutorial 2
Link para o tutorial 3

Tutorial sobre Electronics Workbench (EWB)

Tutorial para as funções básicas, para que não conhece, ele um software para montagem e testagem de circuitos, você pode montar o circuito e simular no próprio programa.








Link para o tutorial


Circuito Contador














Um circuito simples de contagem de 0 a 99.

Gravador de PIC














Dois projetos de gravadores para microcontroladores PIC, para o pessoal que está interessado a começar a fazer projetos microcontrolados.


Tutorial Mplab 1




Mplab para quem não conhece é um compilador para microcontroladores da linha PIC, fornecido gratuitamente pela Microchip, com ele você pode programar, simular e gravar os microcontroladores, ele utiliza linguagem assembler na programação.



Os tutoriais estão em inglês, mas esta de facil compreensão até para quem é leigo em inglês.

Link para o tutorial 1
Link para o tutorial 2
Link para o tutorial 3
Link para o tutorial 4

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Apostila Sobre Microcontrolador PIC

Apostila sobre microcontroladores da linha PIC, da Microchip que é o microcontrolador mais usado no mercado, pela facilidade de acesso, pois inclusive quem mexe com eletrônica por hobbie consegue encontrar o PIC em qualquer loja de eletrônica.

Link para baixar

Curso de Eletrônica Completo.

Curso de eletrônica e eletricidade mais completo que eu achei até agora.

Clique aqui.

Eletrônica Básica

Esse material de eletrônica básica que estou postando dá uma ênfase em diodos, sistemas retificadores, filtros capacitivos e regulagem de tensão com diodo zener, ou seja, as passagens relativas a fabricação de uma fonte.

http://www.mediafire.com/?n0au1rxd7l1gzu7

Curso Eletrônica Iniciante

Mais uma apostila em PDF de eletrônica, dicas de soldagem, intrumentação e teoria.

http://www.mediafire.com/?l2n5a9bzrbb3cb9