sexta-feira, 8 de junho de 2012

LEGO MINDSTOMS

Lego Mindstoms, o Lego todos já devem conhecer, e o Mindstorms ? O mindstorms é a ideia do Lego associada a robótica, o Kit possui uma grande quantidade de peças que se encaixam umas nas outras,
engrenagens, servomotores, sensores e o mais importante, a unidade lógica programável, e o que se pode fazer com ele? Sua criatividade é o limite, os entusiastas da mecatrônica ou apenas hobbistas, podem pôr em prática quase qualquer robô que tiverem em mente.


Não sendo apenas um brinquedo mas uma ferramenta de apoio a criação, inúmeras escolas que lidam com algum incentivo a tecnologia em sua grade, possuem aulas em que introduzem as crianças ao contato com o Mindstorms para despertar-lhes a criatividade.




Tutorial sobre CodeWarrior


O Codewarrior, para quem não conhece, é o software de desenvovimento para gravação de microcontroladores da Freescale, não é gratuito mas possui versão trial para testagem com algumas limitações.

É um software um pouco pesado, portanto os PCs mais antigos podem ter problemas de rodar "meio travando" ou nem rodar, mas a funcionalidade compensa pois ele é muito completo.

Link para o tutorial 1
Link para o tutorial 2
Link para o tutorial 3
Link para o tutorial 4








Freescale

Freescale semicondutores que antes pertencia a motorola tem se destacado no mercado de microcontroladores, quando se fala em microcontroladores a primeira referência que vem a cabeça é PIC, se você está iniciando na programação de microcontrolador também deve começar com o PIC, pois é de fácil acesso, toda loja de eletrônicos tem, para gravar, você mesmo monta o gravador, tem vários projetos pela internet sobre gravadores de PIC. Mas em comparação com um Freescale a capacidade de um PIC é bem pequena, o mesmo para o preço, o Freescale sai muito mais em conta, mas só vendem por quantidade mínima, e um gravador de Freescale vai te custar por volta de mil reais, porém se você já possui uma empresa pequena ou média, ou se trabalha para uma e quer experimentar novos equipamentos, pense nisso, essa empresa está crescendo muito na área de novas tecnologias, se você ainda não conhece ainda, provavelmente vai se deparar com eles no futuro.




Vídeo tutorial PCI















Tutorial bem rápido demonstrando a confecção de uma placa de circuito impresso.




quinta-feira, 7 de junho de 2012

Programação em assembly


Assembly é a linguagem das máquinas, é indicada pelos especialistas como a melhor linguagem para programar microcontroladores sem o risco de criar bugs desnecessários, pois cada passo do microcontrolador tem que ser descrito 1 por 1, também indicada por professores de cursos ligados a área de tecnologia para ser a primeira linguagem a se aprender a programar microcontroladores, pois aprendendo primeiro e migrando depois para outras linguagens estará mais apto, ao se aprender assembly exige que se aprenda muito mais sobre a máquina em sí. 

Deixo aqui algumas apostilas.

Link para a apostila 1
Link para a apostila 2
Link para a apostila 3
Link para a apostila 4

terça-feira, 5 de junho de 2012

Linguagem C Para PIC
















Deixo aqui duas apostilas de programação em linguagem c para PIC, para quem está começando a aprender a programar microcontroladores PIC, pode conseguir alguma ajuda com esse material.

Link para a apostila 1
Link para a apostila 2








Programação em HTML















HTML (HyperText Markup Language, que significa Linguagem de Marcação de Hipertexto) é a linguagem de programação utilizada para fazer sites na WEB, estou deixando duas apostilas que são apenas o básico do básico, para quem quer conhecer um pouco.

Link para a apostila 1
Link para a apostila 2