sexta-feira, 15 de junho de 2012

Luminária Que Troca de Cor
















Um bom projeto para ser usado em decoração, ornamentando algum canto da sua casa, com certeza irá impressionar suas visitas. Como você pode ver nas fotos a seguir, o efeito é realmente impressionante.





quinta-feira, 14 de junho de 2012

Circuito Repelente de Cães


O circuito repelente de cães e gatos que estou deixando a seguir, se trata de um transmissor ultra-sônico de saída de alta freqüência cuja intenção é atuar como repelente de cães e gatos, mas pode ser usado para repelir outros animais. Não é aconselhável a ser usado como defesa contra cães agressivos, mas pode ajudar a distraí-los ou encoraja-los a ir embora.

Este repelente ultra-sônico usa o CI1, que é um CI 555 padrão, para gerar uma onda quadrada de 40KHz através de um circuito RC. Esta freqüência é inaudível para seres humanos, mas é reconhecida por ser uma freqüência muito irritante para cães e gatos.




Diagrama esquemático



Uma vez que a corrente máxima que um temporizador 555 pode fornecer é de 200mA, então um estágio amplificador foi necessário, uma ponte H foi incrementada, formada por 4 transistores TR1 ao TR4. Um segundo timer 555 o CI2, forma um amplificador de buffer que alimenta uma das entradas da ponte H com uma forma de onda invertida a que o CI1 alimenta a entrada oposta da ponte H.
Isto significa que a condução ocorre através dos pares complementares de TR1/TR4 e TR2/TR3 em marcas e espaços alternados, efetivamente dobrando a tensão através do transdutor ultra-sônico LS1. Isto é otimizado para gerar uma saída alta, em frequencias ultra-sônicas.
 O repelente é ativado usando um botão comum (switch S1), para controlar o consumo de corrente, mas outras formas de ativação podem ser usadas usando para automatizar o acionamento. Este circuito pode ser usado por exemplo, para impedir que cães ou gatos destruam seus jardins ou canteiros de flores, ou que entrem dentro de casa.


E então, gostou da matéria? Deixe um comentário.
Inscreva-se no nosso feed, curta nossa página no facebook e siga-nos no twitter para ficar sabendo das novidades.


quarta-feira, 13 de junho de 2012

Campeonato de Futebol com Robôs
















Em numerosos filmes recentes de Hollywood, robôs fazem todo tipo de coisas espetaculares, desde batalhando em um ringue de boxe até salvando o mundo de invasores alienígenas. A empresa Seagate Technology tem ajudado estudantes universitários na Tailândia a trazer essa visão futurística um pouco mais perto da realidade.





A Seagate deu apoio ao campeonato tailandês de futebol com robôs humanóides, no qual os estudantes projetam seus próprios robôs jogadores. O time Hanuman da "King Mongkut's University of Technology Thonburi" (KMUTT), tornou-se campeão desse ano. O time ganhou um premio em dinheiro de 200.000 baht (1baht = 0.031671 dólares), e irão representar a Tailândia no “World Robocup Soccer Humanoid League”, a copa do mundo de robôs humanóides jogadores de futebol em 2013, em Osaka, Japão.
O Time Thanyaburi Tonkla da “Rajamangala University of Technology Thanyaburi” (RMUTT), ganhou 100.000 baht como vice-campeão.





O campeonato de futebol com robôs humanóides 2012 foi organizado conjuntamente pela Seagate Tecnology da Tailândia, pela Sociedade de Robótica Tailandesa, pela "King Mongkut's University of Technology Thonburi" e pelo “National Electronics and Computer Technology Center” (NECTEC). Que esse ano viu 11 times de 8 universidades batalhando pela chance de representar a Tailândia na copa do mundo para robôs humanóides em 2013.





E então, gostou da matéria? Deixe um comentário.

Inscreva-se no nosso feed, curta nossa página no facebook e siga-nos no twitter para ficar sabendo das novidades.







terça-feira, 12 de junho de 2012

Levitador Magnético com Sensores

Mais um projetinho simples de ser executado mas com uma idéia bem interessante. Se trata de um levitador magnético, ele é composto por um eletro-ímã que mantém objetos suspensos a uma distância préviamente ajustada. A física por trás desse projeto é simples o eletro-imã produz uma força de atração sobre o objeto igual e oposta a força da gravidade atuando sobre ele, portanto se anulam, como consequência disso o objeto fica suspenso no ar, flutuando.
 O circuito regula a distâcia do objeto ao ímã atravéz dos sensores, diminuindo ou aumentando a força que o ímã faz, de acordo com a proximidade do objeto.


segunda-feira, 11 de junho de 2012

Circuito Detector de Vazamento de Gás















Temos aqui um circuito detector de vazamento de gás, ele detecta o vazamento e alerta o ususário com indicações audio-visuais.
O circuito opera com uma bateria de 9v. Um diodo zener ZD1 é usado para converter 9v em 5v para alimentar o módulo sensor de gás.





Diagrama esquemático do detector de gás.




O circuito detector de vazamento usa um módulo sensor de gás SEN-1327 da empresa RhydoLABZ. Ele sinaliza quando a concentração de gás excede um certo limite. Um preset no módulo é usado para acertar o limite. A interface com o módulo é feita através de 4 pinos utilizando padrão SIP.

Os detalhes dos pinos estão mostrados na figura a seguir. No módulo sensor de gás é usado um MQ-6, que é o sensor de gás. Ele pode ser usado para detectar gases combustíveis, principalmente metano.

SEN 1327, detalhes da pinagem e fotografia.

Quando a concentração de gás em uma área chega a 1000ppm (partes por milhão), o pino OUT do módulo indica sinal alto, esse sinal é lançado em um CI 555, que está em uma formação de multivibrador astável, que vai basicamente funcionar como um gerador de tons. O pino de saída 3 do CI 555 está ligado ao Led 1 e ao transistor SL100, que é o controlador do auto-falante, através dos resistores R4 e R5, que funcionam como limitadores de corrente. O led então pisca enquanto soa o alarme, para avisar do vazamento de gás. O ton do alarme pode ser mudado variando VR1. Recomenda-se usar um dissipador no SL100.

Tutorial Atmel



Pequeno tutorial para quem  deseja começar a aprender sobre os microcontroladores da Atmel, que é uma das grandes no ramo dos semi-condutores, em especial os microcontroladores, neste tutorial terá como base o AVR ATmega 8, como disse esta é apenas uma introdução, em breve teremos mais alguns sobre a Atmel.








domingo, 10 de junho de 2012

Dado de Leds
















Circuito simples de fácil montagem,que ativa leds conforme se movimenta a caixa, cada vez que meve-se a caixa é como se estivesse jogando o dado, saindo sempre um valor aleatório diferente a cada vez.







Placa de Teste Para PIC















PIC-Lab 40
Esta é uma placa de teste 2 em 1, pois pode tanto gravar quanto para experimentar microcontroladores PIC de 40 pinos. Muito fácil de desenvolver seu programa sem ter que inserir ou remover o microcontrolador. Você apenas desenvolve o se programa e baixa ele direto para o microcontrolador pela própria placa de teste. Esta placa utiliza a porta paralela do computador e suporta PIC16F, PIC18F de 40 pinos. 





 No download tem schematics,  PCBs. Bem completo.