sexta-feira, 6 de julho de 2012

Monitor de Bateria de Carro


Temos aqui um circuito muito interessante que monitora a bateria do carro indicando se está acabando. Funciona direto no sistema do carro, usando 12 volts. Ele funciona como um voltímetro de escala expandida, indicando pequenos espaços da tensão dentro de um intervalo, de 10 a 16 volts no caso, para baterias de 12 volts.



O coração desse circuito é o CI LM3914 N (CI1), que é um indicador de tensão, ele faz a medição do sinal de entrada, mostrando então sinal alto nas saídas de 1 a 10 de acordo com a tensão aplicada. O CI emite uma tensão estável de saída no pino 7 de acordo com a referência interna, e este é alimentado por intermédio do divisor de tensão VR2 e R2 para a referencia interna nos pinos de entrada 4 e 8, para ajustar o intervalo de sensibilidade em que o medidor opera. A voltagem medida é alimentada no pino 5 através do divisor de tensão VR1 e R1. Este divisor escala a voltagem para baixo, para um intervalo útil ao CI.






É possível ajustar o medidor para ler os mesmos passos em escalas de tensões superiores e inferiores. Podem ser usadas diferentes cores de LEDs para representar os diferentes leveis de tensões. Será necessário uma fonte de tensão ajustável e um voltímetro de boa qualidade para proceder com a calibração. Conecte o voltímetro nos pinos 6 e 4 do CI, ajuste então VR2 até obter a leitura de 1.2 volts. Agora concentre os ajustes em VR1 e VR3, se o intervalo entre os terminais de VR1 é de 4.5 volts, então o circuito está pronto para usar como monitor de tensão de baterias de 10.5 até 15 volts.

Conecte a fonte para proceder com os testes, ajuste ela de 9 até 15 volts e veja como o circuito se comporta, se não acender nada ajuste a fonte em 12 volts e calibre o VR3 até que todos os leds verdes acendam, agora ajuste a fonte até que apenas o primeiro led acenda, anote esta tensão, agora ajuste a fonte até que o último led acenda, agora anote esta tensão e subtraia da primeira, este é o alcance. Agora calibre VR1 e repita o ajuste anterior até que a tensão de alcance seja de 4.5 volts. Depois deixe a fonte em 10.5 e ajuste VR3 até que apenas o led mais baixo (D1) acenda.

Depois da confecção e calibração está pronto para o uso, fica a critério de sua criatividade implementar uma caixa para ele ou ajustá-lo no painel, apenas tenha cuidado para ligar as polaridades corretamente.




Nenhum comentário:

Postar um comentário